O Instituto Espiritualista Luz de Maria é um projeto da espiritualidade maior que se alia àqueles que se colocaram à disposição no plano físico para executá-lo na sua contraparte material, entregando-se de corpo e alma ao trabalho no bem.

Assim, nosso amigo Ginaldo, nascido em uma família  humilde, porém estruturada economicamente para época e para região onde viviam,  desde pequeno foi sendo preparado e inspirado espiritualmente pelos seus mentores, com o propósito de materializar o projeto  e liderar um grupo de trabalhadores altamente  comprometidos com o amor ao próximo e que vem crescendo e se fortalecendo a cada dia. 

Ginaldo, quando criança, foi vidente e se recorda que a partir dos três anos de idade começou a ver espíritos, aparecendo-lhe, principalmente, um padre que disse se chamar Joseph Obi. Até hoje, este padre amigo continua sendo o seu mentor.

Na época, porém, ele não sabia distinguir o que era espírito e o que era encarnado.  Durante quatro anos consecutivos, manteve contato permanente com esse “ser” que lhe dava orientação e até aulas de comunicação, história, geografia, matemática, biologia, física, química e orientações sobre a espiritualidade, bem como as leis de causa e efeito, ação e reação, a prática do bem e o sentimento de amor ao próximo, tudo, principalmente, em língua espanhola.

Foi assim, que o menino Ginaldo aos cinco anos, estudando numa escola “rural”, já estava alfabetizado e enfrentava problemas relacionados à sua sensibilidade mediúnica. 

Muitas vezes, antevia acontecimentos, o que lhe causava dificuldades para explicar aos que viviam ao seu redor sobre os fenômenos que presenciava.

Outras vezes, o Bambino (assim era chamado também pelo seu mentor, que além de padre é psicólogo, vale dizer) também sofria, pois via não só os médicos e espíritos do bem, mas obsessores e espíritos que lhe perturbavam e ameaçavam, fazendo-lhe  medo. Muitas vezes teve que se esconder debaixo da saia da sua mãe, fato que seria engraçado, se não fosse a dificuldade em se justificar para ela que o repreendia.

Mas a partir dos sete anos, não sabe dizer o porquê, sua  vidência foi interrompida e somente a parte auditiva permaneceu.

E assim foi ao longo de muitos anos, o menino se transformou em jovem e depois em um homem dedicado à carreira, à família,  ao estudo, à prática do espiritismo e à ajuda aos que sofrem.

O grande projeto de construir um lugar que pudesse atender de forma efetiva aos menos favorecidos, material, espiritual e emocionalmente, começou a ser-lhe apresentado de forma mais concreta pelos mentores amigos a partir de 1984.

O início da materialização deste projeto, porém, apenas começou a ser possível em 2021, quando é criado de fato o Instituto Espiritualista Luz de Maria com um grupo de estudos e atendimentos espirituais a um número ainda pequeno de pessoas. E, um ano depois, quando é registrado seu estatuto e demais providências legais e oficiais são concretizadas.

Vale uma interrupção nesta cronologia, para dizer que a inspiração quanto ao nome “Luz de Maria”  vem da admiração de Ginaldo por sua mãe, D. Raimunda, que, apesar de não ser católica, sempre viu Maria mãe de Jesus como um  grande ser e, assim, sempre lhe falava de Jesus  como um Grande Rabino, um grande Mestre. D. Raimunda lia a Torá, o velho e novo testamento, ensinando a ele,  com um carinho todo especial, sobre esses dois seres de altíssima estirpe espiritual.

Fato é que, atualmente, em comunhão com os amigos espirituais, que hoje são muitos, os trabalhadores médiuns do Instituto Luz de Maria se reúnem semanalmente para atendimentos presenciais e a distância, oferecendo os tratamentos espirituais de desobsessão e cura física. Além disso, o grupo se  mobiliza em cooperação com instituições parceiras para realizar ações sociais, buscando minimizar as dificuldades básicas de pessoas em estado de vulnerabilidade.

E, neste ano de 2023, está sendo dado um passo decisivo, aquele mais aguardado.  Foi um longo processo para regularização de documentos, que, em maio, felizmente, chegou ao final, possibilitando o início efetivo da terraplanagem do terreno, onde serão construídos o Templo Padre Joseph Obi e a Clínica Espiritualista Dr. Vincent Guttemberg, em Campo Magro, município da Região Metropolitana de Curitiba. Para o mês de julho, o objetivo é dar início à obra, com inauguração esperada e desejada para meados de 2025.

A grande meta é que o Instituto Luz de Maria seja um espaço de muito aprendizado e prática do bem. Afinal, o projeto inspira-se no amor maior de Maria. O grupo de trabalhadores busca também colocar em prática as leis morais e universais ensinadas por Jesus. Para isto, o Instituto tem uma vinculação doutrinária cristã, ligando-se, especificamente, ao espiritismo e ao espiritualismo.

Somos seres espirituais e como tal buscamos a espiritualidade livre e autônoma, por isso os estudos são e serão contínuos. Em nossos espaços de atendimento serão realizadas  diferentes práticas espiritualistas, médicas e terapêuticas, utilizando-se e valorizando também a riqueza de produtos que a mãe natureza nos dá para cuidar da saúde e do bem estar.

Enfim, o amor ao próximo é nosso maior compromisso. Assim, tudo será feito para cumprirmos o papel que nos cabe nesta jornada.

Que Maria e nosso amado Jesus nos guiem e nos amparem!