Como já colocado em outras oportunidades, o Instituto Espiritualista Luz de Maria entende o conhecimento, o autoconhecimento e a prática no bem como ferramentas primordiais no processo evolutivo do ser humano.
Assim, busca incentivar e proporcionar experiências que estimulem a pesquisa e a reflexão. Por isso, no encontro de maio, o grupo de trabalhadores teve a oportunidade de entrar em contato com um novo olhar sobre Jesus.
Assistimos, por vídeo, a palestra “As faces ocultas de Jesus” com Jan Val Ellam. Escritor de 55 livros e com uma vasta experiência em eventos, imersões e palestras realizadas no Brasil e em outros países, Jan traz uma visão muito diferente sobre diversos assuntos de importância incontestável. Temas que são fundamentais para que nós reflitamos seriamente, afinal devemos avançar para a maioridade intelectual e espiritual.
De tudo o que se pode dizer sobre os estudos e obra de Jan Val, vale destacar, apenas a título de exemplo, o incentivo que ele promove quanto à autonomia de pensamento. Devemos nos desvincular das amarras que estão nos limitando, oprimindo nosso crescimento que é único e necessário.
Segundo ele, temos que ter mais perguntas e menos respostas. Fomos condicionados, limitados em nossas capacidades. As religiões apresentam dogmas, traduzidas em verdades incontestáveis e, assim, a humanidade quase que como um todo estagnou, paralisou suas habilidades reflexivas, questionadoras, de cunho filosófico, espiritual e metafísico. Dessa forma, estamos muito longe de chegarmos a vislumbrar as verdades sobre quem somos, sobre como e porque fomos criados. E isto deveria nos inquietar!
Enfim, vale registrar que Jan Val Ellam também destaca a importância de sermos éticos, fraternos e amorosos na forma de agir.
Portanto, independentemente do impacto e desconforto que as ideias apresentadas por Jan Val possam causar, parece estar claro que ele busca no conhecimento e autoconhecimento, a liberdade; e no agir eticamente, busca a fraternidade, conceitos que foram politizados ou banalizadas, mas que são o caminho e o fim.
Mais um encontro! E mais uma oportunidade de nos reunirmos e compartilhar conhecimento e experiências.
Sempre muito a agradecer. Que venha junho!
O amor ao próximo é o nosso maior compromisso.
Referência:
0 comentário